Amazônia, identidades, inclusão e educação: iungo participa de 11 ações formativas para 9 mil educadores do Nordeste do país

Iniciativa tem o objetivo de colaborar com o planejamento do ano letivo das redes de ensino parceiras do iungo

Para transformar a educação no Brasil, o iungo acredita que é preciso apoiar o desenvolvimento profissional dos professores, trabalhando em colaboração com as redes de ensino. E foi assim que o nosso time de formação começou o ano: participando das Semanas Pedagógicas promovidas por três estados parceiros do iungo: Pará, Maranhão e Roraima, que estão implementando o programa Itinerários Amazônicos  e Nosso Ensino Médio nas escolas. A programação contou com 11 ações formativas para mais de 9 mil educadores.

Em Roraima, a semana pedagógica teve como foco a “Educação Contemporânea: Novas Identidades e Saberes” que abordou questões como a “Amazônia como eixo de integração: planejamento por área do conhecimento”, “Práticas pedagógicas de recomposição: do acolhimento à gestão da aprendizagem” e “Diversidade e inclusão nas escolas”.

No Pará, a programação foi voltada à apresentação do material do componente de Educação Ambiental para as etapas de Ensino Fundamental e Médio. Já os educadores do Maranhão vão participar, no dia 06 de fevereiro, do encontro que vai falar dos preconceitos e mitos sobre educação inclusiva e o papel do docente na inclusão escolar.

Planejamento e colaboração

Participar da programação das semanas pedagógicas das secretarias parceiras é poder colaborar de fato com o planejamento do ano letivo. “A presença do iungo nas semanas pedagógicas destas três redes parceiras é importante também para mobilizar os educadores nas formações continuadas que estamos preparando ao longo do ano. Receber esse convite é um sinal de como respeitamos a singularidade e autonomia de cada rede de ensino, e também da confiança que construímos nesses relacionamentos”, conta Renata Alencar, coordenadora da equipe de formação do iungo.

 

Conteúdo Relacionado

[user_registration_my_account]