Cursos por WhatsApp sobre Projetos de Vida e Novas Arquiteturas Pedagógicas recebem avaliação positiva de educadores

Cursos gratuitos oferecidos pela USP, Instituto iungo e Instituto Eurofarma formam quase 300 professores e gestores escolares

O Instituto iungo, o Instituto Eurofarma, a Faculdade de Educação da USP e o Núcleo de Pesquisas em Novas Arquiteturas Pedagógicas da universidade (NAP/USP) concluíram  mais uma edição do programa Ativar! Metodologias Ativas por WhatsApp

Foram oferecidas 400 vagas divididas em dois cursos – Projetos de Vida e Novas Arquiteturas Pedagógicas – cada um com carga horária de 40 horas e duração de oito semanas, totalmente gratuitos e on-line. Ao final, os 295 educadores que concluíram as formações receberam o certificado da USP.  

“É uma alegria finalizar o ano com a conclusão de mais uma edição dos cursos ATIVAR! As formações são feitas de maneira flexível por meio do WhastApp, com a qualidade da USP. E chegar a uma média de 80% de concluintes só comprova que os cursos funcionam e fazem a diferença nas práticas pedagógicas dos educadores do país”, diz Paulo Andrade, presidente do Instituto iungo. 

Cursos por WhatsApp sobre Projetos de Vida e Novas Arquiteturas Pedagógicas recebem avaliação positiva de educadoresNora Ney Santos, professora em Itacoatiara (AM), é uma das formandas do curso Ativar! Metodologias Ativas por WhatsApp – Novas Arquiteturas Pedagógicas. Junto a colegas do curso, ela desenvolveu o projeto “Um olhar para o professor: mapeamento da sobrecarga de trabalho do professor do ensino básico ao ensino profissional” que ouviu, analisou e mapeou os problemas enfrentados pelos educadores nas escolas onde as cursistas trabalham (toque aqui para ver o infográfico)

 “O curso foi muito gratificante, pois o material disponibilizado é muito rico para quem tem fome de mudanças dentro do espaço escolar. As novas arquiteturas pedagógicas vão contribuir muito com minha prática pedagógica enquanto profissional da educação, uma vez que, essas dinâmicas engajadoras e colaborativas possibilitam ações mais criativas de  opções que podem levar não só o aluno como também os professores a pensar fora da caixa. Este curso me agregou boas práticas”, contou Nora. 

Interações e troca de experiências

Além do WhatsApp, outros diferentes meios digitais são usados durante os cursos para realizar o encontro semanal ao vivo de uma hora entre os cursistas e tutores, possibilitando interações e troca de experiências com professores de todo o país.

Cursos por WhatsApp sobre Projetos de Vida e Novas Arquiteturas Pedagógicas recebem avaliação positiva de educadores“Participar deste curso foi sensacional, aprendi muito escutando os colegas que estão há mais tempo na área. Esse tipo de formação é necessária, independente da matéria que lecionamos. Percebi o quanto é necessário que nós, professores, também tenhamos o projeto de vida, pois ele nos dará direção para guiar a nova geração”, compartilhou a professora Cristina Bento, de São Paulo (SP), cursista da turma de Projetos de Vida e o Bom Professor. Ela integrou o grupo que elaborou o projeto “Metodologias ativas e didáticas: curadoria de estratégias para auxiliar o professor”, a partir de uma escuta com estudantes para transformar as aulas tradicionais em aulas mais dinâmicas, interativas e participativas, proporcionando autonomia aos jovens. Assista neste link à apresentação completa do projeto. 

“Nos cursos, aliamos a teoria à prática. Os educadores vivenciam aulas baseadas em Metodologias Ativas de Aprendizagem, com trabalho colaborativo, atividades mão na massa, uso de situações-problema e interdisciplinaridade. E eles fazem isso refletindo sobre suas práticas, sua própria realidade, o que torna o processo de aprendizagem mais relevante do que analisar apenas situações fictícias”, afirma Ulisses Araújo, coordenador científico do NAP/USP.

Para saber mais sobre os cursos via WhatsApp para professores e gestores escolares e as datas de inscrições de novas turmas, acesse: www.repensandocurriculo.org