Experiência colaborativa em ações do iungo motiva educadora em projeto de pesquisa na Amazônia

Fernanda Rodrigues de Oliveira, de Itacoatiara (AM), desenvolve em seu mestrado percursos formativos de referência para educadores amazônicos no ensino de Ciências Ambientais por meio de autoria e criação docente

Você já participou de uma aula, uma palestra, um encontro entre colegas ou mesmo uma reunião que fez todas as peças se encaixarem, que trouxe a inspiração que faltava para levar adiante um projeto? A professora da área de Ciências da Natureza e gestora educacional Fernanda Rodrigues de Oliveira, de Itacoatiara (AM), contou para gente como essas experiências mudaram sua vida.

Entre 2021 e 2022, Fernanda, que é assessora do Núcleo de Inteligência em Gestão da Secretaria de Estado de Educação do Amazonas (Seduc-AM), participou da Residência e da Comunidade EntrePares do iungo. 

Professora Fernanda, à esquerda; e suas orientadoras, Dra. Edilza Laray de Jesus (acima) e Dra. Kátia Viana Cavalcante.

Durante essas “oportunidades singulares de integrar uma autêntica comunidade de aprendizagem”, como ela define, Fernanda encontrou um ambiente de colaboração e abertura a processos inovadores. “Nos encontros remotos, debatíamos temas com educadores de todo o país, apresentando e validando ideias. Tive a chance de compartilhar os projetos desenvolvidos na escola, e também, de me inspirar com as apresentações dos outros participantes. Os programas do iungo, além de oferecer formação, demonstraram o potencial de transformação da minha prática pedagógica, impulsionando a concepção de novos projetos”, explica a educadora.

Formação docente e projetos de vida

Os grupos de discussão criaram laços permanentes, com trocas que seguem até hoje. “Além de formações em que contribuí com relatos de prática dos processos de gestão escolar, debatemos sobre vários temas, incluindo projetos de vida. Pude refletir sobre a minha formação docente e a necessidade de dar continuidade aos estudos, uma vez que fiz uma pausa para ser mãe e educadora. Os encontros e os relatos dos meus colegas inspiraram-me a continuar estudando e conseguir me candidatar ao mestrado”, conta Fernanda. 

Ela se dedica agora à pesquisa “Desenvolvendo Percursos Formativos de Referência para Educadores Amazônicos no Ensino de Ciências Ambientais: Autoria e Criação Docente”, junto ao Programa de Mestrado Profissional em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), sob orientação da prof.  Dra. Edilza Laray de Jesus e coorientação da prof.  Dra. Kátia Viana Cavalcante.

O estudo, com previsão de conclusão em 2024, aborda os desafios e potencialidades da formação continuada de educadores para ensino das Ciências Ambientais no Ensino Médio. Os dados coletados, que incluem a análise dos Itinerários Amazônicos e outros materiais utilizados pela rede, pesquisa-ação, entrevistas e observação participante, vão contribuir para a criação de um guia digital, um produto tecnológico-educacional que fornecerá recursos didáticos valiosos para os professores, tendo a Amazônia como eixo integrador.

Itinerários Amazônicos

A pesquisadora propõe desenvolver percursos pedagógicos de referência que empreguem o processo de criação e autoria docente para fortalecer o ensino de Ciências Ambientais nos itinerários formativos da região, ampliando o sentimento de pertencimento, promovendo a integração curricular e a formação integral dos estudantes, considerando inclusive a experiência adquirida no contexto do programa Itinerários Amazônicos.

O guia digital terá foco em potencializar a formação continuada na rede estadual, a prática interdisciplinar de temas ambientais, o fortalecimento do processo de personalização de itinerários de forma autônoma e da implementação de metodologias ativas nas aulas. “Os educadores necessitam de formações para que a criatividade e a autonomia favoreçam uma aprendizagem significativa para os estudantes, ampliando a integração das disciplinas e a conexão dos conhecimentos científicos com saberes ambientais e a prática docente”, conclui Fernanda. 

O trabalho da educadora considera também as metas “aumentar substancialmente o contingente de professores qualificados” e “garantir que todos os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável” do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 – Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade.

O programa Itinerários Amazônicos, lançado oficialmente em agosto de 2023, foi construído de forma colaborativa com um grupo de 120 pessoas, composto em sua maioria por gente que nasceu ou vive nas diversas Amazônias que existem dentro do território. A iniciativa disponibiliza gratuitamente materiais pedagógicos sobre temas amazônicos para os itinerários formativos do Ensino Médio e realiza formação continuada junto aos educadores das secretarias estaduais parceiras dos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Roraima e Tocantins para implementação nas escolas.

Itinerários Amazônicos é uma realização conjunta do Instituto iungo, do Instituto Reúna e da rede Uma Concertação pela Amazônia, em parceria e com investimentos do BNDES, Fundo de Sustentabilidade Hydro, Instituto Arapyaú, Movimento Bem Maior e patrocínio da Vale. Conheça: itinerariosamazonicos.org.br