Educação antirracista é fundamental!

Dicas para professores trabalharem a questão o ano todo nas escolas brasileiras

Professora negra co lâmpada acesa na mão

Neste 9 de janeiro de 2023, faz 20 anos que o Brasil aprovou a Lei Nº 10.639, que modificou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional para incluir no currículo a obrigatoriedade da temática história e cultura afro-brasileira. A lei, em si, é um avanço, mas precisa ser garantida na prática nas salas de aulas de todo o Brasil.

O tema da educação antirracista precisa estar no seu planejamento para o ano todo. A seguir a gente traz alguns materiais e conteúdos para te inspirar! Aproveite e espalhe essas dicas!

Jogo da Lei 10.639 (09/01/2003)

O Porvir e a Piraporiando criaram uma ferramenta gratuita em formato de tabuleiro para apoiar escolas e professores a construir projetos de educação antirracista.

Apostila “Zumbi: a guerra do povo negro”

O Núcleo de Pesquisa do Museu Afro Brasil disponibiliza materiais educativos para download, como a apostila para os educadores da Exposição “Zumbi: a guerra do povo negro”, com 24 páginas.

Série Projetos de Vida no Ensino Médio 

Neste conjunto de relatos produzidos pelo Porvir em parceria com o iungo, a professora Suzane dos Santos Napolitano,  do Rio de Janeiro (RJ), conta como foi trabalhar com um projeto que usou o samba de raiz para discutir racismo e práticas pedagógicas.

Lélia Gonzalez Vive!

Perfil oficial, administrado pela família de Lélia e voluntários. Mesmo sendo uma das referências intelectuais da educação antirracista e de pensadores contemporâneos como Angela Davis, foi só em 2020 que uma grande editora comercial publicou um livro sobre a antropóloga mineira (1935-1994).

Portal Geledés

Fundada em 30 de abril de 1988, Geledés é uma organização da sociedade civil que se posiciona em defesa de mulheres e negros.

Portal Lunetas

Na série “30 conteúdos para a prática de uma educação antirracista”, o Instituto Alana reúne práticas afirmativas e referências positivas sobre negritude, africanidade e cultura afrobrasileira. 

Caminhos para uma educação antirracista

Webinário com 3h de duração, transmitido pelo canal TudoEduca com a participação de Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, professora Emérita da UFSCAR; Kabengele Munanga, professor  da USP/UFRB; Nilma Lino Gomes, professora Emérita da UFMG, ex-ministra das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos; e Ronaldo Crispim Barros, professor da UFRB, Ex-Secretário Nacional da Igualdade Racial.