Abraçar a educação. É o que o iungo tem feito nos últimos 5 anos, impactando diretamente 335 mil professores com 913 ações formativas e beneficiando cerca de 5,6 milhões de estudantes indiretamente em todo o país.
Atualmente, somos parceiros de 10 redes públicas de ensino, sendo 9 estaduais e uma municipal: Acre, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Rio Grande do Sul, Roraima e Tocantins e a rede municipal de Nova Lima/MG.
Programas que transformam
Esse impacto vem do trabalho para o desenvolvimento profissional de professores de todas as regiões do país, o que nos tornou uma referência em formação continuada no Brasil. Entre os programas de destaque estão:
- Itinerários Amazônicos: leva a Amazônia nas dimensões ambiental, social, histórica, cultural e econômica para as escolas;
- Nosso Ensino Médio: apoia professores e gestores na implementação das mudanças no Ensino Médio, a partir de trilhas de aprendizagem em plataforma on-line, formações customizadas e assessoria técnica para formadores.
Nossa trajetória é pautada na colaboração com educadores e parceiros de excelência. Um exemplo bem-sucedido dessa união de esforços é a parceria com uma das melhores universidades da América Latina, a Universidade de São Paulo (USP). Desde 2020, o trabalho em conjunto com a Faculdade de Educação e o Núcleo de Novas Arquiteturas Pedagógicas da USP (FEUSP e NAP-USP) desenvolve programas de formação continuada e pesquisas acadêmicas conectadas à realidade dos professores e escolas brasileiras.
Um percurso marcado pelo entendimento de que o professor é a base para uma educação de qualidade e também pelo encontro de conhecimentos e a colaboração. Nossos programas têm um compromisso com a qualidade e a profundidade e também contribuem com o desenvolvimento profissional de educadores a partir de suas identidades e trajetórias profissionais, em seus territórios, redes de ensino e escolas de atuação. Reconhecendo e valorizando a autonomia das redes de ensino e escolas, o iungo realiza um trabalho conjunto para construir soluções customizadas de programas e políticas educacionais.
Segundo Paulo Andrade, presidente do iungo, esses princípios fortalecem as iniciativas desenvolvidas: “Essa forma de trabalhar, sempre em conjunto com os diversos parceiros, aprofunda o impacto das iniciativas que desenvolvemos e garante que nossas ações sejam personalizadas de acordo com as necessidades de cada rede de ensino parceira”, diz.
Nesses 5 anos de amadurecimento institucional, o iungo se prepara para o próximo triênio para crescer em qualidade e com impacto explícito no Desenvolvimento Profissional de Educadores (DPE).
A consolidação do nosso trabalho no ecossistema educacional mostra a relevância do que fazemos para as metas do Plano Nacional de Educação (PNE) e para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
5 anos de reconhecimento
O que não faltam nesses cinco anos de existência são conquistas, como a premiação do programa Itinerários Amazônicos no Mentes en Verde, promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pela Socialab. A iniciativa foi escolhida entre mais de 270 projetos inscritos e venceu na categoria “Programas curriculares”.
O Itinerários Amazônicos também foi finalista do Reimagine Education 2024, premiação internacional considerada o “Oscar” da educação, ficando entre os 25% projetos selecionados como os mais inovadores e sendo reconhecido por seu impacto na formação de professores e na construção colaborativa de materiais pedagógicos.
A história do Instituto também é marcada pela participação em eventos globais, como a Conferência do Futuro, realizada na sede da ONU em Nova Iorque, em 2024,pelo papel ativo no debate global sobre educação e desenvolvimento sustentável.
Celebre conosco os cinco anos do iungo e saiba mais sobre esses e outros momentos de destaque da nossa história nas redes sociais. Com o tema “Abraçar a educação é transformar o Brasil”, nossa campanha de aniversário está no Instagram no LinkedIn. É só buscar pela hashtag #5anosiungo