Encontro mostra impacto do trabalho do iungo e seu mantenedor, Movimento Bem Maior, na realidade dos professores brasileiros

Em quatro anos de existência, programas de formação do Instituto iungo e seus parceiros transformam a educação

Representantes do Movimento Bem Maior participam de roda de conversa com professores e gestores do iungo.

Professores valorizados e reconhecidos como agentes transformadores da educação são o propósito do Instituto iungo. Apoiar o desenvolvimento profissional dos educadores brasileiros é um aspecto essencial para que os estudantes possam ser protagonistas da sua vivência escolar, desenvolvendo-se integralmente, nas dimensões cognitiva, social, emocional, cultural, física etc. Por meio de programas de formação continuada, cursos remotos, presenciais, especialização, trilhas formativas e materiais pedagógicos, o iungo trabalha com parceiros técnicos e institucionais para desenvolver um trabalho colaborativo e  articulado com as realidades e contextos dos diversos territórios brasileiros.

O Movimento Bem Maior, mantenedor do iungo, é um parceiro que está com o Instituto desde o primeiro momento. Representantes da organização filantrópica, que tem como estratégia o financiamento de iniciativas com impacto relevante na transformação do país para a equidade social, estiveram em Belo Horizonte nesta semana e puderam conversar com alguns desses educadores e conhecer os detalhes de cada uma das ações. Nos dias de visitação, também houve roda de conversa com professores e o relato de experiências a partir de cursos realizados com o iungo.

iungo e seus parceiros impactaram mais de 300 mil educadores 

Já são mais de 300 mil educadores em todo o Brasil e, indiretamente, mais de 5 milhões de estudantes. De acordo com Paulo Andrade, presidente do iungo, “o Movimento Bem Maior acreditou no nosso propósito desde o primeiro dia, tornando-se nosso mantenedor. Para além dos investimentos em recursos, ele está ao nosso lado apoiando o iungo a crescer e a se estruturar. Os resultados que alcançamos até o momento são fruto também dessa parceria potente”, afirma. 

Para Beatriz Waclawek, gerente de investimentos sociais do Movimento Bem Maior, “é através da educação que nós vamos conseguir combater a desigualdade social. Portanto, apoiar organizações sociais que trabalham nesse setor é uma possibilidade de construirmos um novo futuro para o Brasil, entendendo melhor o nosso papel enquanto cidadão, o nosso papel dentro das mudanças vivenciadas na sociedade, podendo, assim, ser protagonistas das nossas ações para uma transformação social sistêmica”.  

O professor de Matemática Renato Rodrigues da Paz foi um dos participantes do encontro com as equipes do iungo e do Movimento Bem Maior. Ele concluiu a especialização em Aprendizagem Criativa, oferecida pelo iungo, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG) e o Instituto de Educação Continuada (IEC) da PUC Minas. Segundo Renato, o curso foi um divisor de águas na maneira de ver o estudante e o papel dele enquanto educador na escola. “O curso nos fez refletir sobre algumas práticas pedagógicas que tivemos na nossa formação acadêmica e nos permitiu um novo olhar para a comunidade escolar. Foi transformador para mim e impactou, diretamente, a vida de 900 alunos”, afirma. A partir disso, Renato decidiu ocupar mais um espaço da Escola Benvinda de Carvalho; a vice-direção. “Eu vi a oportunidade de ingressar na gestão da escola, com o propósito de fazer mais pela educação e principalmente, pelos nossos alunos”.  

O evento foi realizado na Escola de Formação do Estado de Minas Gerais, que foi pioneira em articular, de forma colaborativa, a adesão ao Nosso Ensino Médio, programa com trilhas de aprendizagem on-line para quem atua no ensino médio ou para aqueles que desejam ser formadores da área. Para Weynner Lopes Rodrigues, superintendente da Escola de Formação, “o iungo é um parceiro que vem construindo comunidades de aprendizagem com os nossos multiplicadores e muitas das vezes, diretamente com os nossos professores referenciais do ensino médio. Isso trouxe resultados que podem ser vistos na prática e nos depoimentos da nossa rede.”

O aprendizado entre pares, ou seja, professor aprendendo com professor, é outro elemento fundamental nas formações do iungo. Foi um dos diferenciais observados pela professora de História Iracema Santos Medrado, que investe em metodologias ativas nas aulas. “É muito importante essa troca entre professores. O que eu posso contribuir com o meu colega e como ele pode contribuir comigo.”

Já o professor Alysson Mendes Rosa, da E. E. Silviano Brandão atribui uma maior aproximação das famílias a partir da formação feita por ele e outros colegas pelo Instituto. “Havia um distanciamento da comunidade em relação à escola, por estar num contexto de vulnerabilidade social. As reuniões de pais eram vazias. A qualificação com o iungo nos incentivou a fortalecer os nossos colegas, a entender o estudante como protagonista. Hoje, temos auditório lotado, com a participação dos pais, que trocam conosco sugestões, são acolhidos nas dúvidas, recebem direcionamento.” 

Impulsionar a transformação social por meio da educação é um propósito que une o iungo, o Movimento Bem Maior e todos os nossos parceiros. Saiba mais: https://iungo.org.br/parceiros/